Sunday, May 22, 2011

Arquivos Vivos!

Estes são Gene and Wanda Hatcher, um casal de amigos muito querido para mim! Gene tem 86 anos, e uma das histórias que ele mais gosta de contar é do tempo que ele serviu no exército e fez um treinamento para paraquedismo e dividiu o treinamento com soldados do exército Brasileiro em 1946.


Ele ainda guarda as fotos de 65 anos atrás, achei demais! Ele conta que o salário dos soldados brasileiros era muito maior do que dos soldados americanos.


Ele lembra com muito carinho dos amigos brasileiros que fez na época.


Só que na época, não tinha internet, orkut, ou facebook, então era mais fácil perder contato.


Este acima (o mais alto) é o Gene com 20 anos de idade e seu amigo Décio Teixeira Borges, do qual ele perdeu o contato e gostaria de saber se ainda está vivo.


Acima temos o antigo endereço dele no Rio de Janeiro, mas eu já coloquei este nome e endereço no google e não achei nada, nem no orkut... (Ah! Na época, o Rio de Janeiro era o Distrito Federal). Se alguém souber de alguma coisa, me avise!


Ele passa horas contando suas histórias, com um ótimo senso de humor por sinal.


Eles tiveram este treinamento no Forte Benning, na Georgia e quando os soldados retornaram para o Rio eles fundaram a primeira escola de paraquedismo no Brasil, eles foram os pioneiros. Este é o link: http://www.cipqdt.ensino.eb.br/index.php?pag=nossa_escola&bd=link


Gene acha esta foto acima muito engraçada, pois os soldados brasileiros estavam seguindo o passo errado do capitão, isto é, estavam usando a perna contrária!


Uma vez eu inventei de falar para ele que quem inventou a aviação foi Santos Dumont, e não os irmãos Wright. 


Daí ele respondeu, então eles deveriam ter ido para a França aprender a saltar de paraquedas e não aqui. E deu risada!

É, os americanos convenceram todo o mundo de que os irmão Wrights inventaram a aviação, menos o Brasil!

Sabe, eu acho que este foi um dos momentos mais marcantes para o Gene, passar este tempo no exército, interagir com os brasileiros, e soltar de paraquedas toda a hora. Ele gostaria muito de saber notícias do seu amigo Décio Teixeira Borges, tomara que este post resulte em alguma pista!

Bom início de semana!

8 comments:

  1. Que linda história! São tantos detalhes, memórias e fotos que parece que a gente está dentro da história!
    Bj,
    Marília

    ReplyDelete
  2. Oi, Marília!

    É mesmo! É muito bom conhecer pessoas assim. Foi ele mesmo que autorizou que eu colocasse esta história no blog.

    beijos

    ReplyDelete
  3. Oi, eu sou Alan
    Sou paraquedista do Exército e tenho pesquisado a respeito dos pioneiros do paraquedismo militar no Brasil. Achei muito interessante essa história.
    Infelizmente o Décio faleceu em 2000. Graças a sua dedicação, esforço e pioneirismo que hoje temos nossa Brigada com mais de 80 mil paraquedistas formados.
    Será que eu conseguiria entrar em contato com o Gene via email?
    Abraço e obrigado por essa magnífica história.

    ReplyDelete
  4. Oi Alan,

    Que legal! Por favor, escreva para o meu email: waleskarehbein@gmail.com

    Assim posso colocar você em contato com o Gene, não quero expor o email dele no blog. Aguardo seu email e posso até passar o telefone dele, quem sabe vocês até podem usar o Skype.

    Abs,

    ReplyDelete
  5. My name is Delcio Scudino Borges, i AM a son of the Décio Teixeira Borges. Is my pleasure. Plesae, if is possible, sendo a message to delcioscudino@gmail.com

    ReplyDelete
  6. My name is Delcio Scudino Borges, i AM a son of the Décio Teixeira Borges. Is my pleasure. Plesae, if is possible, sendo a message to delcioscudino@gmail.com

    ReplyDelete
  7. Olá Waleska,
    Muito bom esse seu post.
    Seria muito bom que ele viesse desfilar aqui conosco no Brasil. Por gentileza passe meu e mail para ele - pqdpalazzo@gmail.com - Temos um grupo no Sul que desfila em Porto Alegre, temos um pqd norte-americano o V. Tong que já desfilou conosco. Você tem face? O meu é Reginaldo Bassul Palazzo, por favor me adicione lá ok? Grande Abraç. Palazzo

    ReplyDelete