Friday, December 16, 2011

Português para Estrangeiros!

As vezes os brasileiros me perguntam se nos Estados Unidos tem pessoas interessadas em aprender português, quando eu digo que sim, elas ficam impressionadas. 

Sim, há muitas pessoas interessadas, o Brasil está se desenvolvendo muito, é um dos 8 países mais ricos do mundo, devido a isso está atraindo muitos investimentos estrangeiros. Devido ao meu estado avançado da gravidez, tive que recusar mais alunos, só vou voltar a trabalhar em março. 


Estes são Pam and Ed, são alunos especiais. Eles tem uma filha que é casada com um brasileiro e está morando em São Paulo. Eles não sabiam nada de português, agora estão preparados para enfrentar conversações do dia a dia. E se eles pegarem gosto pela língua portuguesa, poderão continuar quando voltarem do Brasil. 


Esta foi a nossa última aula. Também com este barrigão eu não tenho mais condições... Mas trabalhar com idiomas para mim não é um trabalho pesado, mas noto que minha respiração já está diferente. E eu estou bem mais devagar...
Ah! Como vocês podem ver, nossas aulas são feitas em uma cafeteria (cyber café). Isto é um hábito estranho para nós, mas aqui é muito comum, os funcionários já me conhecem como a professora de português. É comum ver outras aulas particulares acontecendo também. E por incrível que pareça a gente se acostuma e acaba se concentrando na aula. É que como a cidade é muito grande, é melhor para nos encontrarmos no meio do caminho, assim não fica longe para mim, e nem para o aluno.

Também não precisamos consumir nada, é só sentar em uma mesa e começar a dar aula, se quisermos, podemos até usar a internet do local. Mas eu sempre pedia um café descafeinado.


Para comemorar o último dia de aula, levei meu doce preferido, brigadeiros! hummmm! Acho que eles gostaram. Os americanos tem um paladar diferente dos Brasileiros. Por exemplo, eles acham os Brigadeiros muito doce, comem um ou dois no máximo. Já eu podia comer uns 10. Mas eu acho que é menos doce do que um brownie ou marshmallow.

Senso de Humor:

Tivemos momentos divertidos, descobri que o senso de humor dos americanos é diferente do nosso, as vezes Ed fazia uma piada e eu não ria, porque levava a sério. E quendo eu fazia uma brincadeira, eles também não entendiam. Agora nós já estamos a par destas diferenças, e as aulas ficaram bem mais divertidas. 

Espero que eles tenham uma boa experiência no Brasil! Vou sentir saudades!

21 comments:

  1. Que legal Waleska...
    Com está enorme sua barriga!!!!! que linda!!!!!
    Benjamin nascerá grandinho, hein????
    Que Deus continue abençoando vocês.bjs

    ReplyDelete
  2. Oi Waleska, você está tão lindinha com esse barrigão! Que Deus abençoe muito o Benjamim, assim como você e o Matt. Ah, e ano que vem espero começar minhas aulas de inglês com você! Beijo

    ReplyDelete
  3. Teacher!
    Tá gigante tua barriga. Será que vai nascer só em janeiro mesmo? Ha ha. Vim aqui no blog pra ver se Benjamim já tinha nascido, mas pelo visto não. Beijo teacher.
    Saudade de ti, Luísa e Lígia.

    ReplyDelete
  4. Oi, Leni!

    Pois é! O tempo passa rapidinho! Mas estou aguentando firme este barrigão! beijos!

    Oi Cah!

    Vou estar te esperando, depois do carnaval vamos marcar aquelas aulas testes! Deus te abençõe!


    Hi Girls!

    Como vocês exageram, hein! Espero que o bebê venha só em janeiro mesmo. Dezembro é um mês de muita correria! Fiquem de olho no blog! beijos!

    ReplyDelete
  5. Oi Waleska,

    Tenho acompanhado seu blog e gosto muito da maneira como você narra a sua vida em Nashville :)
    Estou interessada em começar umas aulas assim que for possível, principalmente para aperfeiçoar a conversação, que pratico pouco.

    Tenho planos de estudar nos EUA daqui a uns anos, e enquanto isso quero afiar o inglês.

    Beijos!

    ReplyDelete
  6. WAL

    Pois não é que esqueci de assinar o comentário no teu post "Raças e Etnias"? Coisas da idade ehehehe.

    Achei fantástico, poder entrar num ciber-café e ficar utilizando suas instalações o tempo que se quiser e não pedir (gastar) nada. Te confesso que isso me fez ficar com um pouquinho de inveja (da boa é claro) desse povo que sabe ganhar dinheiro mas sabe também respeitar as pessoas.
    No mais, espero que, fora o cansaço, tudo esteja indo bem com vc.

    Forte abraço

    C. Augusto

    ReplyDelete
  7. Oi Francine!

    Que legal que está gostando do blog, ele é como um diário para mim. Agora eu não tenho condições de dar aulas, pois estou me sentindo cada vez mais cansada. Mas a partir de março poderemos fazer duas aulas experimentais, para ver se você gosta. Já vou avisando que tem muita conversação mesmo! :)


    Oi, Carlos Augusto!

    Que legal que foi você que postou aquele comentário! Adorei!
    Sim, é muito legal poder entrar em uma cafeteria, usar a internet e depois sair. Mas geralmente as pessoas acabam comprando alguma coisa. Sabe que eu já vi até mendigo comendo lá, e ninguém fica ohando, ou cuidando. Parece que aqui todos tem direito de ir e vir, mas ainda estou acertando os limites! hehehe

    Abraços,

    Waleska

    ReplyDelete
  8. Olá Waleska! Venho acompanhando o seu blog, ainda mais porque você é professora de inglês. Bem, tenho uma dúvida, é possível um brasileiro formado em Letras (Português-Inglês) dar aulas de inglês aí? Li nesse blog http://unzipcanada.blogspot.com/ que no Canadá é possivel, e a autora do blog até justifica que às vezes alguém de fora fala o inglês melhor que muitos nativo, devido ao fato de se estudar muito a gramática inglesa (apesar do sotaque). E também achei esse blog http://lllima.blogspot.com de outra professora de inglês no Canadá. O que você pode me dizer a respeito? Obrigado!

    ReplyDelete
  9. Oi, Lucian!

    Sim, é possivel. eu também sou formada em letras. Mas a competição aqui nos estados Unidos é maior. Os americanos que ensinam inglês para estrangeiros, têm uma ótima preparação, incluindo gramática, pronúncia, e técnicas. Eu não fui muito atrás disto devido a minha gravidez, mas estou dando muitas aulas de Português para estrangeiros. Ah! Os cursos de idiomas oferecem um curso para nos preparar a ensinar inglês, mas eu resolvi não fazer. Mas ter a faculdade de letras ajuda muito e abre muito as portas. Quanto a ensinar inglês, eu estou mantendo o foco de ensino para os Brasileiros no Brasil, através do Skype, e está dando bastante resultado.

    Bem, obrigada por estar acompanhando o meu blog. é muito legal trocar idéias!

    Feliz Natal!

    Waleska

    ReplyDelete
  10. Oiê!!!
    Nossa... que barrigão... mas voce está uma gravida linda.
    Querida eu achei que ia ter tempo pra escrever e ficar sentadinha por aqui, mas ó... nada, é só trabalho... que calor aqui em São Paulo, um horror de abafado!!! Acabei de fazer minha Ceia e vim correndo te deixar mil beijinhos e pro Benjamim tambem e pro papai um grande abraço e Feliz Natal a todos dai e suas familias, ok?

    "Louvai ao Senhor, porque ele é bom; porque a sua benignidade dura para sempre..."
    Salmo 136

    Te cuida, Beth Roveri

    ReplyDelete
  11. Oi querida amiga estou com saudades,vi que esta com uma enorme bariga mas ta linda demais lindo o nome que escolheram adorei.
    E dai vai vir ganhar ele aqui?
    Feliz ano novo a voces tres,um abraço para Vanda beijos.

    ReplyDelete
  12. Olá Waleska! Desculpe não lhe ter desejado um Feliz Natal (tenho estado muito acupada), porém venho desejar um óptimo 2012!! ;D
    Espero sinceramente que esteja a correr tudo bem convosco!

    Este costume já tinha o conhecimento, porque eu vi isso num documentário sobre Chicago, é muito interessante, em Portugal também se começa a ver um pouco desse costume (apesar de agora estar grande parte desempregado e não ter nada para trabalhar... )

    Felicidades, espero que num próximo post tenha a notícia que o Benjamim tenha nascido saudável!!

    ReplyDelete
  13. Oi, Beth!

    Obrigada pela consideração, agora estou mais devagar para responder aos comentários, cada dia menos energia..
    Tenho certeza de que sua ceia foi excelente! Aqui tivemos aquela torta de abóbora de sobremesa, lembrei de você!

    Feliz ano novo!

    beijos,

    Waleska

    ReplyDelete
  14. Oi, Elaine!

    Que saudades! Que bom que de vez em quando você dá uma olhadinha no blog! eu gostaria de ir para Porto Alegre ganhar o Benjamin, mas ia ficar complicado... Agora estou de repouso, só esperando o grande dia!

    Feliz ano novo, querida!

    Oi, Carol!

    Falta uns 20 dias para o nsacimento do Benjamin!

    Obrigada pelo carinho! Também te desejo um ótimo 2012, e que as coisas melhorem em Portugal!

    E você, já terminou o ano escolar?

    beijos

    ReplyDelete
  15. Oi, Waleska!

    Como vocês estão? Tu está muito linda!
    Agora, falta pouco para o grande dia.
    Não desejei um feliz Natal por causa da correria, mas quero que vocês tenham uma ótima virada de ano e que 2012 seja muito abençoado.
    Abração :)

    ReplyDelete
  16. Hello Sugar!

    Como vai voce? E o baby? Olha passei por aqui só pra lhes desejar um Happy New Year!
    Muita saúde e prosperidade.
    Que as bençãos do Senhor sejam derramadas em suas vidas!
    Kiss, kiss,kiss...

    Beth Roveri

    ReplyDelete
  17. Obrigada, Beth!

    O bebê está ótimo! Hoje estou quietinha só com meu maridinho, esperando o ano chegar.

    Desejo que você e sua família tenham um ótimo ano novo!

    beijos

    ReplyDelete
  18. gostaria de me oferecer para hospedar grátis os estrangeiros que quiserem vir para o Brasil.

    ReplyDelete
    Replies
    1. Oi, Ademir!

      Que legal! Que cidade voce mora?

      Delete
  19. Waleska meu nome é Lenira,sou brasileira e moro aqui no estado de São Paulo,já morei nos Estados Unidos,sei falar bem o inglês,entendo bem. fiquei interessada em dar aulas de Português pelo Skype,você cobra por aula,por mês,ou por hora?
    e os exercicios ? você envia pelo e-mail da pessoa ?

    quanto cuista cada aula ?

    contato com Lenira
    lenira.santos.santos@gmail.com

    ReplyDelete
  20. gostaria de dar aulas de Português para os americanos,você me ensina ? meu nome é Lenira,já morei nos Estados Unidos,sei falar inglês, escrever perfeito. as aulas são cobradas por cada 1 hora no skype ?
    você pode me explicar ?

    você cobra por aula,how much ? se quiser pode passar seus alunos para mim.

    ReplyDelete