Friday, December 9, 2011

Raças e Etnias




Outro dia, eu estava saindo do hospital quando a enfermeira me abordou e perguntou qual era a minha origem. Eu fiquei confusa com a pergunta, e perguntei o que ela queria dizer com isso. Ela ficou um pouco embarassada e sem jeito, e me perguntou o que eu reponderia no formulário médico onde diz "cor". Eu fiquei mais confusa ainda, pois minha pele não poderia ser mais branca, embora meu cabelo seja crespo. Então eu olhei para minha pele e respondi que eu responderia Branca, e fiz uma cara de "é obvio'!

Mas indo para casa comecei a pensar que talvez não fosse tão obvio  assim, pois já vi os americanos se referirem a eles mesmos como brancos e os mexicanos também chamam os americanos de brancos. Também achei estranho a enfermeira ter ignorado a cor da minha pele e perguntado direto pela minha origem.

Então quando meu marido chegou em casa aquele dia perguntei prontamente que cor eu era, expliquei o que aconteceu, e ele disse que no meu caso, as pessoas ficam na dúvida porque aqui é considerado branco quem é americano com origem européia. Eu sou uma Brasileira com origem Alemã e Paraibana, então fica confuso, ainda mais que não tenho traços americanos. Eu poderia ter respondido simplesmente "latina".

Na verdade, a palavra "cor" aqui quer dizer muito mais do que a cor da pele atual, a palavra é usada para expressar, raça, etnia, origem...

Na universidade onde o Matt trabalha tem uma lista de raças e etnias que podemos responder no formulário.
White 
African-American 
Asian 
Hispanic
Native American or Alaska Native 
Native Hawaiian or Pacific Islander
Two or more races
Race and ethinicity unknown
Nonresident alien

Pois é, eu não me lembro de ter visto isto no Brasil. No Brasil, ou somos negros, brancos ou mulatos. Tá, tem os índios e asiáticos... Quanto a origem somos uma mistura de tudo um pouco! heheheh


4 comments:

  1. Que estranho, por aqui tb não temos esse tipo de pergunta...
    Acho o máximo sermos esta mistura de raças!
    Beijo,
    Marília

    ReplyDelete
  2. Wal

    Olha só. Curto muito (no sentido de apreciar... ehehehe) este blog. É muito interessante ver como é um povo, com uma outra cultura e outros hábitos, com os olhos de quem está vivendo a vida desse povo mas tentando não ser um peixe fora d'água e observando as diferenças (ou curiosidades?) para nos contar.

    Todos os dias tu recebes daqui um pequeno mas forte pensamento positivo para o Benjamim e também, porque não, para a mamãe dele e o papi.

    Se no final sobrarem alguns, tu mandas de volta porque de vez em quando eu preciso deles... eheheheh

    Forte abraço a todos

    ReplyDelete
  3. Oi, Marília!

    É verdade, mas aqui é muito importante saber a origem da pessoa. Eu moro perto de uma avenida que é multicultural, e acho muito legal. Escuto linguas diferentes todos os dias. :)


    Anonymous!

    Adorei seu comentário, fiquei emocionada, mas você esqueceu de escrever seu nome! Assim poderei mandar de volta pensamentos positivos!

    abraços,

    Waleska

    ReplyDelete
  4. Americanos e seus motivos para discriminar.

    ReplyDelete