Wednesday, January 1, 2014

A Cultura Dos Cartões

Após as festividades de fim de ano, me deparei com a cultura dos cartões.
Aqui no sul dos Estados Unidos, as pessoas tem o hábito de escrever cartões para diversas ocasiões.


Este ano recebi mais ou menos 20 cartões de natal. 

Uma tradição de fim de ano é escrever cartas contando como foi o ano para a família. Este ano recebi duas cartas. Algumas pessoas não gostam, acham que as cartas só contam as coisas boas, são egocentricas, enfim. Eu vejo como uma maneira delicada de colocar os amigos a par do que aconteceu durante o ano naquela família.


Na foto acima está a minha gaveta cheia de cartões que eu vou acumulando e não tenho coragem de jogar fora. No trabalho também ganhei cartões dos meus colegas. É uma maneira carinhosa de mostrar que eles têm consideração com o próximo, já que muitos não tem o costume de abraçar e beijar para demonstrar carinho, então fazem por escrito mesmo. 

Aqui vai algumas ocasiões para enviar cartões além do natal.

  • Aniversários
  • Nascimentos
  • Morte na família ( Algumas pessoas fican até sentidas se não receberem um cartão de pêsames)
  • Páscoa
  • Halloween
  • Agradecimento (Sim, se você receber qualquer presente ou gentileza, além de agradecer verbalmente, espera-se que você agradeça por escrito através de um cartão). 

Sim, os sulistas são muito sensíveis com esta história de cartões. Não tem erro, se vocês quiserem agradar um sulista, não use abraços ou beijos, escrevam um cartão! E assim socializamos em Nashville! :)


11 comments:

  1. Oi, Waleska!

    Acho muito legal essa tradição dos cartões, esse registro de agradecimento, reconhecimento, enfim, essa forma de demonstrar um sentimento. Hoje, com a internet, aqui muitas pessoas não mandam mais cartões "físicos". É tudo virtual. Sinto saudade do tempo em que recebia cartão de Natal na caixa de correspondência.
    Beijo e saudades :):):)

    ReplyDelete
    Replies
    1. Pois eh! Aqui ainda tem muito disso. Depois deste post fui abrir outra gaveta e tinha mais um monte de cartoes. Vou guardando pelas gavetas. :)

      Delete
  2. Waleska (ou= The best english teacher)

    Uauu. Como o ano passou rápido Já é novamente época dos cartões de Natal... Opsss.. Já passou....(ehehehe)
    Infelizmente aqui na terrinha este costume está se perdendo. Acho que um cartão de natal é mais pessoal e, sei lá, representa um cuidado maior com a pessoa para a qual se envia o mesmo, não é?
    Eu não gosto de receber cartões virtuais enviados para "undisclosed-recipients". Fico com a impressão de quem envia está apenas cumprindo um formalidade de maneira "prática".
    Enfim, são as modernidades que vão tirando pouco a pouco essa magia que um dia foi o natal.
    E no Mais? Como foi a virada de ano de vocês? Muitos planos? Acho que sim...
    E o trabalho novo? Já estás "mandando ver"?
    Um forte abraço a toda sua família e que em 2014 vocês continuem tendo todas as alegrias do mundo (que são muito merecidas).

    C. Augusto




    ReplyDelete
    Replies
    1. Oi, Carlos!

      Graças a Deus tudo muito bem! O trabalho é ótimo, mas para mães de primeira viagem é difícil pela saudade do filhinho! Sem muitos planos, levamos uma vidinha pacata! hehehe!
      Feliz ano novo para você e sua família!



      Delete
  3. Oi Waleska, achei seu blog incrivel e gostaria de saber se vc tem um email que eu poderia entrar em contato com vc.
    Obrigada,

    ReplyDelete
    Replies
    1. Oi, Mariana!

      Que bom que está gostando. meu e-mail é waleskarehbein@gmail.com.

      Feliz ano novo!

      Delete
  4. Olá Waleska, sou o Bruno.

    Estou morando em Nashville (Charlotte Pike) a um ano, e meu inglês é super de sobrevivente, faço tudo que preciso.. mas conversação, necas! hehe então, você leciona inglês? tenho interesse em aulas!

    obrigado.

    ReplyDelete
  5. Oi Bruno, acho que você está no caminho certo, já que você mora aqui, na verdade só precisa de um empurrãozinho e logo você deslancha no inglês. Dê uma olhadinha no meu outro blog onde explico a metodologia e também tem meu e-mail para contato. O site/blog é www.englishfacetoface.blogspot.com

    ReplyDelete
  6. Oi oi oi!!! Sou brasileira, recém casada e também morando em Nashville. Qual a tua idade? Adoraria conhecer alguém do meu país por aqui. :) Espero que possamos ser amigas. Qualquer coisa me adiciona no facebook!

    ReplyDelete
    Replies
    1. Oi, Julianne! Bem vinda a Nashville. Você pode encontrar brasileiros interessantes no facebook na pagina "igreja Brasileira de Nashville" . Acho que sou mais velha do que voce, e o trabalho e o filho me limitaram bastante, Bem, de vez em quando vou nesta igreja e vi muitos casais novinhos como você, e brasileiros. Eu e meu marido estamos caminhando para os 40 anos ja e somos casados ha 8 anos.

      Delete
    2. Muito obrigada! Fiquei bem feliz em saber que existem tantos brasileiros por aqui. haha Meu marido, os amigos dele e a família dele fazem eu me sentir em casa, mas é sempre legal ter alguém pra conversar na própria língua! Eu também era professora no Brasil, adorei teu blog. Valeu mesmo pela dica, beijos!

      Delete